Bruna Martins Nogueira. Tecnologia do Blogger.


História da Arquitetura e Urbanismo

De cama, aqui estudando para prova.
 
 
 

Le Corbusier.
 Segundo ele: " A forma sege a função"
 

5 pontos das obras de Le Corbusier:
PILOTIS: Pilares que sustentam a obra
 
TERRAÇO JARDIM: Reprodução d espaço da obra no teto para lazer. A ultima laje passa ter mais funções.
 
JANELA EM FITA: Janelas longas de fora a fora e de vidros, aonde perde a característica apenas ornamental e passa a fazer parte da construção pela função de trazer mais luz natural ao ambiente, integrando assim também a paisagem externa.
 
PLANTA LIVRE: Sem paredes internas e interrupção nehuma. Elas perdem a característica de sustentar o prédio.
 
FACHADAS LIVRES: Consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação
 

Lindo trabalho desenvolvido pelos alunos da PUC - RS. Assistam:
 
 
 
Quem foi Henry van de Velde?
Foi um arquiteto designer e pintor ligado ao movimento estético conhecido como art nouveau. Nasceu em 3 de abril de 1863 na Bélgica e faleceu em 1957. É considerado um dos principais representantes da art nouveau.
Em 1892 abandona a pintura e direciona sua arte para a decoração e arquitetura, sendo considerado uma das pessoas que servem de inspiração para o movimento Artes e Ofícios (arts and crafts).
 
Van de Velde dá continuidade aos princípios de Morris ao procurar a funcionalidade e a simplicidade. Defende que acima do gosto decorativo está a funcionalidade, aceitando a decoração que não a prejudique. Assim, se um objecto é para ser útil deve transmitir a sua funcionalidade e igualmente seduzir o utilizador com as suas formas. A decoração e a construção fazem parte de um todo. Reconhece a importância da união da arte e da indústria; no entanto, suas criações estavam longe de serem produzidas pela máquina. Para ele o artista deveria ser um criador livre e espontâneo, e não sujeito às exigências do comercialismo nem de uma produção em série. As suas teorias ficaram como pilares para que a geração seguinte viesse a amadurecê-las e a encontrar o equilíbrio entre criatividade, estética e produção seriada.
 
Arts & Crafts (do ingles artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.
De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ?. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.
 
Art Nouveau foi inspirado por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas. Arquitetos tentavam harmonizar com o ambiente natural. Ela também pode ser considerada uma filosofia do desenho de mobílias, que foi desenhado de acordo com a construção e a parte feita da vida ordinária.
 
 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_van_de_Velde (acesso 28/05 às 22h00)
 

Últimas provas chegando!

E foi uma semana de provas.

O semaninha tensa. Realmente cansa, mas vai valer a pena como diz minha querida Nanda.

Essa semana temos - ENTREGA DE MAQUETE / PROVA TEORIA E HISTÓRIA: ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO e Feriado!!!!! Uhuuu!

Graças a Deus um dia para estudar matemática rss.





Esse vídeo nos retrata muito bem.
Perdidos e ferrados estudantes de Arquitetura rss



Quase o fim!

Agora só falta a apresentação!


Graças a Deus!

Trabalho de LAUP concluído! Espero que os professores gostem!

Valeu Felipe!!!!!!







Matando um leão por dia.

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Estou na correria com esse final de semestre.

Temos o projeto de uma biblioteca para entregar.
Uma maquete
Vários exercícios.
Um questionário...
Temos provas
2 matérias que estão tirando meu sono (Calculo estrutural e Estatística)

Enfim...bem tumultuado.

E hoje começam nossas provas lindas rss

A todos nós guerreiros que fazemos Arquitetura, uma boa sorte! 

Sempre precisamos disso.


"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"


VEM FINAL DO SEMESTRE VEMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!





Tabela de esquadrias

O que são as esquadrias?


Esquadria é o nome que se dá, em um projeto ou obra, às janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas dessa natureza. Esse é um dos itens mais importantes de uma obra, e muitas vezes figura entre os mais custosos, geralmente variando de 9 a 18% do total de uma construção de alto padrão. 

Elas podem ser de madeira, aço, ferro...vários materiais.


Mas, porque fazer a tabela de esquadrias no projeto?
O projeto fica mais "limpo" sem tantas cotas e com as informações muito mais claras.
Quando pegamos um projeto com a tabela, temos na planta apenas as cotas necessárias para sua execução, sendo assim a tabela de esquadrias um algo a mais para entendimento do projeto.

Todo projeto bem feito, existe uma padronização nos tamanhos das janelas e portas. 

Isso deixa a obra esteticamente mais bonito e também ganhamos no preço.
Se comprarmos 20 portas iguais num mesmo fornecedor, com certeza também teremos um desconto por isso.

Mãos a obra.

Comece numerando suas portas e janelas e pegue as medidas usadas no projeto. Some as janelas e portas iguais e monte sua tabela.

Segue um modelinho:

quadro de esquadrias

p o r t a s

cod.

P1
P2
PG1
PG2
largura

0.60
0.70
1.00
2.50
altura

2.10
2.10
2.10
1.70
tipo

giro
giro
correr
giro
quant.

02
04
01
01

j a n e l a s

cod.

J1
J2
J3
J4
largura

1.00
1.50
2.00
2.00
altura

1.10
1.10
1.10
1.10
tipo

correr
correr
correr
pivotante
quant.

04
03
03
04








fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-sao-as-diferencas-entre-os-varios-tipos-de-esquadrias.jhtm (acesso 14.05.13)

http://www.sitengenharia.com.br/arquiteturaquadrodeesquadrias.htm (acesso 14.05.13)

Como fazer as árvores da maquete?

Nossa fica tão lindo as árvores de muitas maquetes.
Querem também aprender a fazer?


Olhe esse site que gracinha> ARVORES PARA MAQUETES











Vagas de estacionamento

Essa semana tivemos uma atividade sobre VAGAS DE ESTACIONAMENTO.

Meio complicado mas nesse site tem umas coisas bem legais.

Não sei se nosso exercicio está certo...mas..









Segunda Fase do Projeto de LAUP

É agora o prazo começa apertar...afinal temos 2 semanas para concluir o trabalho.

Eu não sei mexer direito no cad, então meu parceiro tomou a rédia dessa parte.

No último atendimento a professora nos disse: 
-Ninguém sentaria num banco aonde não bate sombra. 


O que nos levou a melhorar um pouco a disposição das árvores escolhidas no projeto inicial.

Uma biblioteca de bairro integrada numa praça é o desafio da vez. O espaço é pequeno pelo tamanho do negócio...mas...estamos adorando










Você sabe o que é uma Marquise?


Marquise é: Pequena cobertura que protege a porta de entrada. A marquise é utilizada como recurso para projetar sombras e mesmo proteger de chuvas. Cobertura, aberta lateralmente, que se projeta para além da parede da construção.


alpendre, ou marquise, é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa. Também costuma ser imaginada tradicionalmente como um corredor envolto de um lado por uma parede e do outro por uma arcada (de forma semelhante a um claustro) ou por uma sequencia de pilares ou colunas.
O alpendre é um elemento típico da arquitetura vernacular de regiões muito quentes, em geral tropicais. Possui papel de destaque na arquitetura bandeirista, verificada no estado de São Paulo durante o período da colonização portuguesa, como forma de adaptação ao clima e à terra. Nesse tipo de arquitetura, o alpendre assume um forte significado social de marcação de território. No caso da casa bandeirista, normalmente o quarto de hóspedes comunicava-se apenas com o alpendre, nunca com o interior da casa, isto é, o domínio da família.
No período colonial o alpendre frontal é constante na arquitetura rural, enquanto que nas cidades fica voltado para o fundo da casa, visando privacidade.
marquise também é comum em igrejas, nas quais, ao adentrar os portões e subir à marquise, há uma porta, geralmente um portal, que dá acesso ao templo. Ela existe, normalmente, em médias e grandes igrejas.










Fontes:
fotos retiradas do google

Assinatura

Assinatura
Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota