Le Corbusier.
Segundo ele: " A forma sege a função"
5 pontos das obras de Le Corbusier:
PILOTIS: Pilares que sustentam a obra
TERRAÇO JARDIM: Reprodução d espaço da obra no teto para lazer. A ultima laje passa ter mais funções.
JANELA EM FITA: Janelas longas de fora a fora e de vidros, aonde perde a característica apenas ornamental e passa a fazer parte da construção pela função de trazer mais luz natural ao ambiente, integrando assim também a paisagem externa.
PLANTA LIVRE: Sem paredes internas e interrupção nehuma. Elas perdem a característica de sustentar o prédio.
FACHADAS LIVRES: Consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação
Lindo trabalho desenvolvido pelos alunos da PUC - RS. Assistam:
Quem foi Henry van de Velde?
Foi um arquiteto designer e pintor ligado ao movimento estético conhecido como art nouveau. Nasceu em 3 de abril de 1863 na Bélgica e faleceu em 1957. É considerado um dos principais representantes da art nouveau.
Em 1892 abandona a pintura e direciona sua arte para a decoração e arquitetura, sendo considerado uma das pessoas que servem de inspiração para o movimento Artes e Ofícios (arts and crafts).
Van de Velde dá continuidade aos princípios de Morris ao procurar a funcionalidade e a simplicidade. Defende que acima do gosto decorativo está a funcionalidade, aceitando a decoração que não a prejudique. Assim, se um objecto é para ser útil deve transmitir a sua funcionalidade e igualmente seduzir o utilizador com as suas formas. A decoração e a construção fazem parte de um todo. Reconhece a importância da união da arte e da indústria; no entanto, suas criações estavam longe de serem produzidas pela máquina. Para ele o artista deveria ser um criador livre e espontâneo, e não sujeito às exigências do comercialismo nem de uma produção em série. As suas teorias ficaram como pilares para que a geração seguinte viesse a amadurecê-las e a encontrar o equilíbrio entre criatividade, estética e produção seriada.
Arts & Crafts (do ingles artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.
De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ?. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.
Art Nouveau foi inspirado por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas. Arquitetos tentavam harmonizar com o ambiente natural. Ela também pode ser considerada uma filosofia do desenho de mobílias, que foi desenhado de acordo com a construção e a parte feita da vida ordinária.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_van_de_Velde (acesso 28/05 às 22h00)