Bruna Martins Nogueira. Tecnologia do Blogger.


Aula incrível de Projetos Complexos

Bom dia gente!!!!!

Quanto tempo né?

Estamos na correria com o final do semestre. Por isso tenho escrito pouco. 
A vontade é grande mas o tempo está curto.

No post de hoje, vou falar um pouco da aula maravilhosa que tivemos ontem na matéria de Projetos Complexos.

Conheci o Design Social e me apaixonei. Você sabe o que é? 

Design Social é de grande importância e propõe um processo de transformação da sociedade através de projetos que interfiram no entorno, trazendo a região melhoria na qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o exercício da responsabilidade social, atuando diretamente na mudança de comportamento dos moradores da região e valorizando a região aonde a obra foi inserida.

Isso me perceber como fazer ARQUITETURA é bom. Pode transformar os lugares com um projeto que realmente pense no social e na região aonde será inserido é sucesso certo.

Não basta só pensar nos materiais ou na qualidade da mão de obra, projetar vai além........ Além de mim, além de você, a Arquitetura deve ser feito para todos.

Trazer para os projetos mais de uma função quando isso for possível e fazer com que a população use 100% da capacidade do projeto é trazer vida ao espaço.

Ela mostrou alguns exemplos maravilhosos do Arquiteto Giancarlo Mazzanti, os quais me deixaram encantada.

E não é exagero. As obras mostradas me fizeram sentir vontade de estar ali, de apreciar e de conhecer cada cantinho, senti carinho pelo que vi. Acho que você estudante ou profissional que estiver lendo isso vai entender o que eu estou querendo dizer se já viu algum projeto tão incrível assim. (Isso é minha opinião)

Apresento aqui o que mais me encantou!!! :D

Importante antes de mais nada é entender um pouquinho da história de Medellin. Como vocês infelizmente não tiveram a aula que tive, aconselho ler esse artigo que resume bem o que aconteceu na cidade e porque hoje ela é referência em urbanismo.

O autor do artigo diz assim:  Acabei de voltar da minha primeira peregrinação a Medellin. É que assim como os muçulmanos vão a Meca, os comunistas vão a Cuba e a classe media vai a Disneylandia; os urbanistas, principalmente os latino americanos, devem ir a Medellin.

Para entender um pouco porque Medellin é ponto de peregrinação vale lembrar que no final dos anos 80 dali se controlava 80% do tráfico de cocaína nas américas. Eventos como a invasão da Suprema Corte colombiana (1985),  a explosão do voo 203 da Avianca (1989) e das esculturas de Fernando Botero (1995) são todos atribuídos ao cartel de Medellin. Nos anos 90 um movimento chamado Compromisso Ciudadano começou a articular acadêmicos (Fajardo era diretor da faculdade) , empresários e lideranças comunitárias em torno de um projeto de cidade. Em 2003 o sucesso do movimento levou elegeu Fajardo para a prefeitura.  Seu governo foi marcado pela proposta de construir os melhores e mais belos espaços públicos nas áreas mais pobres da cidade. 

(Medellin: Uma cdade sem arame farpado) * Veja na integra o texto no link> http://www.revistaforum.com.br/urbanidades/2013/10/07/medellin-uma-cidade-sem-arame-farpado/


E assim agora apresento a obra: BIBLIOTECA DA ESPANHA

  • Arquitetos: Giancarlo Mazzanti
  • Localização: Santo Domingo, Antioquia, Colômbia
  • Arquiteto: Giancarlo Mazzanti
  • Colaboradores: Andrés Sarmiento, Juan Manuel Gil, Freddy Pantoja, Camilo Mora, Pedro Saa, Alejandro Pina, Iván Ucros, Gustavo Vásquez
  • Estrutura de aço: Alberto Ashner
  • Estrutura de concreto: Sergio Tobón
  • Área: 5.500,0 metros quadrados
  • Projeto Ano: 2005
Assista o vídeo: https://vimeo.com/42179207





Espero que gostem!!!
Vale a pena ler mais a respeito, o arquiteto é incrível e essa forma de pensar arquitetura faz bem.





fontes: 
http://www.guiasobredesign.com.br/?page_id=129
http://www.archdaily.com/2565/espana-library-giancarlo-mazzanti





Assinatura

Assinatura
Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota