Bruna Martins Nogueira. Tecnologia do Blogger.


Cores. Do escolher ao pintar!

Como é bom planejar a reforma da casa.
Demora tanto para resolvermos pintar a casa ou o apartamento, que quando resolvemos vem várias dúvidas na nossa cabeça.
Vi essa reportagem. Veja também na integra: http://casa.abril.com.br/materia/saiba-tudo-sobre-cores-e-pintura,com várias dicas legais. 

Dúvidas mais comuns
POR ONDE COMEÇAR?
“Perca o medo de ousar”, diz a artista plástica Maria Luisa Beer, de São Paulo, que presta consultoria a clientes que desejam colorir a casa. Os leigos no assunto, que pretendem ter convicção nessa tarefa, podem testar as opções na parede antes de decidir. Alguns fabricantes têm latinhas para cobrir até 1².
QUE COR DEVO USAR?
“Depende do gosto de cada um, do tamanho do espaço e da luz”, responde Francisco Cálio. Em pequenas áreas, os tons claros dão a sensação de profundidade. “Os quentes (amarelos e vermelhos) trazem mais aconchego”, conta Paula Csillag. “Já os frios (azuis) costumam acalmar”, acrescenta ela. Mas, se você pintar o quarto de azul, cuidado para não deixá-lo triste. “Quem tem depressão deve adotar nuances vibrantes, como o turquesa”, sugere a especialista em feng shui Silvana Helena Occhialini, de São Paulo.
COMO MISTURAR TONS?
O professor João Carlos Cesar, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), sugere entender a diferença entre matiz (cor propriamente dita: verde, azul), luminosidade (clara ou escura) e saturação (quanto mais cinza, menos saturada). “Para criar parcerias harmônicas, mantenha a saturação e a luminosidade próximas, como verdes e vermelhos-claros”, diz. “O mais difícil é misturar vermelho-claro com verde-escuro”, completa ele. HÁ
COMBINAÇÕES MAIS SIMPLES? Paola Vieira recomenda usar tom sobre tom, vibrantes com neutros ou famílias de cores próximas, como amarelos e laranjas.




















Assinatura

Assinatura
Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota